S.O.S. Suínos

SUINOCULTURA

Informativo Técnico 65

PESO DO SUÍNO AO NASCER

Devemos ter como alvo leitões nascendo com um peso médio entre 1.400 à 1.500 gramas, e estarmos atentos a leitegadas onde presenciamos diferenças de 500 gramas ou mais entre os leitões mais pesados e os mais leves, podendo isto estar ocorrendo na mesma leitegada, ou em leitegadas diferentes; pois sabemos que leitões nascendo leves tem menores chances de sobrevivência. veja quadro abaixo:

Peso ao nascer % mortes pós parto
1.600 gramas 2 %
1.400 gramas 5 %
1.200 gramas 8 %
1.000 gramas 11 %
800 gramas 17 %

E evidente que leitegadas pequenas 3 a 4 leitões podendo ter animais nascendo com pesos superiores a 2.000 gramas, com partos demorados, mais de 2 horas; também teremos maior incidência de mortes (intra-partos) ou ainda pós parto.

A meta é conseguirmos na maioria dos partos, entre 11 a 12 leitões nascidos por parto, com um peso médio na leitegada entre 1.400 a 1.500 gramas.

E devemos dispensar maiores cuidados e atendimento no momento do parto, aos leitões mais leves da leitegada, colocando-os para mamar imediatamente, preferencialmente nas tetas dianteiras da matriz, estimulando-os a consumirem a maior quantidade possível de colostro, estes leitões (mais leves) não deverão ter os seus dentes cortados no dia do nascimento, e sim no dia seguinte; seria ainda pratica saudável fazer uma aplicação intraperitonial de 5 ml de glicose a 5% no momento do parto, e repeti-la nos 3 dias seguintes, fazer uma a aplicação de ferro injetável 200 mg no terceiro dia de idade em todos os leitões e repeti-la nos mais fracos por volta do l0° dia de idade.

Devemos estar atentos ao desenvolvimento fetal para entendermos melhor a importância do peso médio do leitão ao nascer.

Período gestação Peso do feto % sobre o peso
(dias) (gramas) a termo (*)
50 dias 50 gramas 3,6 %
85 dias 560 gramas 40 %
114 dias (parto) 1.400 gramas 100 %

(*) peso a termo media no dia do parto 1.400 gramas

O quadro acima demonstra claramente o desenvolvimento fetal, como podemos observar por volta do 50° dia de gestação o feto pesa apenas 50 gramas, que eqüivale a aproximadamente 3,6% do peso médio esperado por ocasião do parto. Aos 85 dias de gestação, já decorrido 75% do período de gestação, o feto pesa apenas 560 gramas, que eqüivale a 40% do peso ao nascer.

Neste trabalho queremos enfatizar a importância da alimentação da matriz no período de gestação; principalmente nos últimos 30 dias que antecedem ao parto, pois é nesta fase que o feto devera ganhar por volta de 840 gramas, se considerarmos uma fêmea parindo 10 leitões, seria um aumento do peso fetal em 30 dias, de 8,4 kg.

É importante que nesta fase final de gestação, termos um perfeito controle da ração (qualidade / quantidade ) oferecida a cada fêmea, o ideal seria que tivéssemos todas elas em gaiolas individuais de gestação, e no momento do trato (alimentação), a norma seria: " um olho na fêmea e um olho na concha de ração" ; para não termos no dia do parto fêmeas extremamente gordas ou ainda fêmeas muito magras.

Devemos utilizar ração Lactação de boa qualidade em pelo menos 2 tratos diários às 7 e às 17 horas, por volta de 1.400 a 1.800 gramas em cada trato, dependendo do estado físico da matriz.

Estimular ainda ao máximo o consumo de água pelas fêmeas, levantando-as e trocando a água dos cochos às 8, 10, 12, 14 e 16 horas.

Sabemos que boa parte dos natimortos ou mesmo leitões que morrem na primeira semana, devido a esmagamentos, diarréias, leitões fracos; são leitões que nasceram com peso abaixo da média.

sossuinos@uol.com.br


<--Voltar